Liderada por mulheres entre 50 e 70 anos que se recusam a envelhecer como seus pais e mais conhecida como Baby Boomers, a Elastic Generation apresenta como características resiliência, força e potencial inatas: portanto, “elásticas”. Avante do próprio tempo, elas decidiram fazer planejamento familiar, saíram de casa para estudar e depois para trabalhar, escolheram casar. Quando a coisa não saiu como o planejado, normatizaram o divórcio, gostam de se sentir úteis e desejam sempre o mais difícil: que o corpo continue a acompanhar a cabeça revolucionária.
Não são frágeis. Não são dependentes. Seguem na busca diária de novos caminhos, num impulso incessante para continuarem ativas. São a espinha dorsal da família, tanto para seus pais, como para seus filhos.
São mulheres ativas, obstinadas, que continuam produtivas e que vem mudando o conceito de envelhecimento. Afinal, para esta geração, a idade biológica não significa mais nada e elas acabam sendo grandes influenciadoras para as mais jovens – que querem chegar a essa idade como elas.
Rejeitar o caminho linear e tradicional que os estágios da vida impõem durante o processo de envelhecimento caracteriza essa geração. Essas mulheres vanguardistas simplesmente aprenderam a valorizam mais a saúde e a viver a vida como desejam.
Importância de se ter um olhar diferente para uma sociedade com pessoas mais velhas e ativas
De acordo com o IBGE, nas próximas décadas, o envelhecimento da população brasileira se fará sentir cada vez com mais intensidade. E isso exige que nossa sociedade olhe para o mundo de outra forma. Será que estaremos preparados para esse futuro (não tão distante) com mais pessoas velhas do que jovens? Será que nosso mercado de trabalho oferecerá oportunidades para as pessoas com mais de 60 anos? Será que conseguiremos controlar as doenças infecto-parasitárias para cuidar das doenças crônico-degenerativas mais prevalentes na população idosa?
E você, já projetou mentalmente como gostaria de envelhecer?
Dedico este texto à minha mãe, a mulher mais “elástica” que já conheci. Minha força e inspiração diárias.