Anna Valéria Gueldini
Menopausa – vamos começar a ouvir nosso corpo?

Você sabia? Alterações nos ciclos menstruais geralmente podem ser o primeiro sinal de sua menopausa.

Vamos aprender a identificar alguns dos sintomas da menopausa?

Irregularidades do ciclo menstrual: esse é geralmente o primeiro sinal. Você pode experimentar uma mudança no fluxo e seus ciclos se tornarão menos frequentes antes de parar completamente.

Ondas de calor: este é o sintoma mais comum de todos, afetando três em cada quatro mulheres. Ondas de calor podem surgir repentinamente a qualquer hora do dia, espalhando-se por todo o rosto, peito e corpo. Para algumas mulheres, elas podem durar alguns momentos, para outras alguns minutos. As ondas de calor podem ter sintomas associados, como sudorese, tontura ou até palpitações do coração.

Suores noturnos: muitas mulheres acordam ensopadas de suor e precisam trocar de pijama ou roupa de cama. Também pode ser um sintoma perturbador para os parceiros.

Mudanças de humor: adaptar-se a esse novo mundo de sintomas não é nada fácil, especialmente sem acompanhamento especializado; assim, mudanças de humor, como ansiedade e depressão, tornam-se frequentes e muito prejudiciais ao trabalho e à vida doméstica. Você pode achar que as mudanças de humor são mais comuns se você já teve síndrome pré-menstrual.

Fadiga e sono ruim: o sono ruim pode estar relacionado a suores noturnos, mas você pode achar que está mais cansada durante o dia, mesmo que seu sono não seja afetado.

“Nevoeiro” cerebral: este é um termo coletivo para sintomas que abrangem perda de memória, baixa concentração e até mesmo dificuldade em absorver informações. Esse conjunto de alterações pode não somente apresentar um desafio no trabalho, como pode também afetar as tarefas mais simples, como ler um livro ou ouvir rádio.

Perda do desejo sexual: é comum perder o interesse e o prazer do sexo na época da menopausa; além da razão hormonal, também contribuem para isso a sensação de cansaço, as variações do humor e os suores noturnos. 

Dores nas articulações e dores musculares: o estrogênio é muito importante na lubrificação das articulações e na prevenção de inflamações; portanto, níveis baixos podem deixar as articulações sensíveis e doloridas.

Alterações no cabelo e na pele: níveis mais baixos de estrogênio podem levar a uma pele com elasticidade reduzida, com mais linhas finas e mais seca. Algumas mulheres referem que sua pele coça mais e também referem presença de acne. A mudança de hormônios também pode tornar seus cabelos mais finos e menos brilhantes, e você pode notar um aumento no crescimento de pêlos faciais.

Sintomas vaginais e urinários: os baixos níveis de estrogênio podem fazer com que os tecidos ao redor da vagina se tornem mais finos, secos e inflamados, caracterizando a atrofia vaginal ou vaginite atrófica. Sua vagina também se expande com menos facilidade durante o sexo, tornando-o desconfortável ou doloroso. A falta de estrogênio também afina o revestimento da bexiga, levando ao desejo de urinar com mais frequência. Algumas mulheres acham que têm infecções recorrentes no trato urinário. Atualmente, usamos o termo síndrome genito urinária da menopausa para caracterizar esse conjunto de sinais e sintomas.

Perfil

Foto Perfil

Dra. Anna Valéria

Veja o perfil

Categorias

Dados de Contato

Dra. Anna Valéria Gueldini de Moraes
CRM-SP 101.372 • TEGO 0084/2003 • RQE nº46802

Consultórios

CAMPINAS
Av. Orozimbo Maia, 360 - 6º andar
CEP 13024-045 - Vila Itapura
Campinas - SP

Agendamentos:
Whatsapp: (19) 99920-1900
Email: annagueldini@gmail.com

ARARAS
Rua Benedita Nogueira, 70
CEP: 13600-120 - Centro
Araras - SP

Agendamentos:
(19) 99296-5167
(19) 3544-2478
Email: annagueldini@gmail.com