Anna Valéria Gueldini
Menopausa – outros tipos de tratamentos

Antidepressivos

Existem alguns medicamentos alternativos que podem ser usados para sintomas da menopausa se a TRH não puder ser administrada ou se não for a preferida. Isso inclui o uso de antidepressivos, que podem melhorar as ondas de calor, mas geralmente têm alguns efeitos colaterais.

Fitomedicamentos

Algumas mulheres consideram tomar medicamentos à base de plantas em conjunto com TRH ou como substitutos aos medicamentos convencionais.

Existe uma grande variedade de opções comercializadas para alívio dos sintomas da menopausa, incluindo as isoflavonas da soja e do trevo vermelho, erva de São João, extrato de amora negra e cimicífuga racemosa. Os medicamentos à base de plantas, embora naturais, não são necessariamente mais seguros. Há muita variedade em sua eficácia e potência. Além disso, alguns têm efeitos colaterais e podem interferir com outros medicamentos que a mulher pode estar tomando. E se a mulher já teve alguma doença maligna que dependa de hormônio para se desenvolver, como câncer de mama e de endométrio, é necessário conversar com o ginecologista, mastologista ou oncologista antes de usar quaisquer substâncias que podem agir em receptores hormonais. Fique atenta e procure sempre orientação!

Também é importante lembrar que, embora os medicamentos fitoterápicos possam ajudar alguns dos sintomas, eles não atendem aos níveis hormonais e, por sua vez, não protegem os ossos ou reduzem o risco de doença cardiovascular. Se você está considerando medicamentos fitoterápicos, fale com um profissional de saúde.

Mudanças no estilo de vida

Você sabia? Álcool, cafeína e alimentos condimentados podem desencadear ondas de calor.

Manter um estilo de vida saudável é importante para mulheres de todas as idades, mas principalmente durante a menopausa.

Você deve ter como objetivo:

Fazer uma dieta saudável e equilibrada: uma dieta rica em cálcio ajuda a proteger os ossos e a reduzir o risco de osteoporose.

Exercitar-se regularmente: as diretrizes sobre o assunto afirmam que se deve tentar fazer 30 minutos de exercício moderado cinco vezes por semana. Exercícios de sustentação de peso, como caminhar ou correr, também são importantes para manter a força dos ossos.

Limitar consumo de álcool e cigarro: o álcool pode interromper o sono e exacerbar as ondas de calor. Se você fuma, reduza com o objetivo de parar completamente. Tanto o álcool em excesso e o cigarro são considerados fatores de risco para osteoporose!

Consumir vitamina D suficiente: a vitamina D contribui para manter os ossos fortes e saudáveis. Deve se obter toda a vitamina D necessária da exposição a luz solar nos horários apropriados e também através do consumo das pequenas quantidades encontradas em certos alimentos. Durante a menopausa, pode ser necessário tomar um suplemento.

Relaxe: se o trabalho ou a rotina em casa estiverem se mostrando estressantes, reserve um tempo para si mesma. Faça algo que você goste ou que melhore o seu humor, como ioga, alongamentos, aromaterapia, musicoterapia ou passe algum tempo com os entes queridos. 

Portanto, você pode sobreviver à menopausa sem perder a cabeça!

Perfil

Foto Perfil

Dra. Anna Valéria

Veja o perfil

Categorias

Dados de Contato

Dra. Anna Valéria Gueldini de Moraes
CRM-SP 101.372 • TEGO 0084/2003 • RQE nº46802

Consultórios

CAMPINAS
Av. Orozimbo Maia, 360 - 6º andar
CEP 13024-045 - Vila Itapura
Campinas - SP

Agendamentos:
Whatsapp: (19) 99920-1900
Email: annagueldini@gmail.com

ARARAS
Rua Benedita Nogueira, 70
CEP: 13600-120 - Centro
Araras - SP

Agendamentos:
(19) 99296-5167
(19) 3544-2478
Email: annagueldini@gmail.com